Postagens

Mostrando postagens de abril, 2019

Reflexão #01

Prefira sofrer dizendo a verdade do que ser enaltecido com a mentira. Afinal terás o que lhe é justo. Rafa Porfirio Começo este post com esse conselho que embora simples, não é tão fácil de ser praticado. Afinal, somos humanos e sempre buscamos nos dar bem não é mesmo? Embora haja uma situação em que devemos escolher entre ser verdadeiros ou usar de mentiras para podermos tomar vantagem. Se você que está lendo esse post sabe do que estou falando, então você já sentiu o quão amargo é o silêncio e a solidão que enfrentamos por termos escolhido ser verdadeiros. Ora, sinceridade não deveria ser uma qualidade positiva? Ha quem pense que sim, porém na prática o que as pessoas querem mesmo é ouvir o que agrada, mesmo que venha salpicado com mentiras e falsidade. Mas do que adianta isso final? Como está escrito: “A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal” (Pv 21:6). Do que adianta rir a mentira, conseguir um emprego com mentiras, relacionamentos e sta

Bíblia como Palavra de Deus

Imagem
Origem da Bíblia O que entendemos por Bíblia hoje é um conjunto de escritos que demonstram a atuação de Deus em diferentes épocas e povos. Também alerta sobre acontecimentos vindouros dentre outros assuntos que englobam o teocentrismo. O interessante aqui é a congruência existente em todos eles. Mesmo tendo sido escritos por vários escritores de épocas e lugares distintos, é impossível o leitor não pensar que todos vieram da mesma fonte. Inspiração O motivo pela conexão tão visível entre os livros da Bíblia é que os autores das escrituras sagradas usam do mesmo propósito, que é o plano de Deus da criação e redenção humana. Por isso cremos que quem os motivou a escreverem foi o próprio Deus. Essa motivação, hoje chamada de Inspiração Divina, é a característica-chave para sacralização de uma escritura. O que diferencia a Palavra de Deus de um livro antigo que fala de Deus. Confira também a Organização dos livros da Bíblia O Poder da Palavra de Deus Hoje se

Organização dos livros da Bíblia

Imagem
Os livros que compõem a Bíblia não eram originalmente encontrados juntos como estamos acostumados. Com o passar do tempo é que foram catalogados e organizados para melhor leitura e pesquisa. Hoje existem diferentes organizações que foram feitas como resultado de reuniões para determinar quais livros são inspirados por Deus para compor o cânon sagrado. Para os cristãos existem basicamente duas versões, a usada pela igreja católica (73 livros) e a usada pela igreja protestante (66 livros). Esta segunda está organizada da seguinte forma: Pentateuco ou torá – são os livros da lei É compostos pelos cinco primeiros livros da bíblia e estão dispostos em ordem cronológica. São eles: ·          Gêneses ·          Êxodo ·          Levítico ·          Números ·          Deuteronômio Livros históricos Este grupo de livros é composto por 12 livros que relatam toda a história de Israel, desde a entrada até a conquista da terra prometida Canaã. Também estão em ordem