Reflexão #3


Que pensamento pode nos fazer pecar? Qual a diferença entre cobiça e admiração? O que o Décimo Mandamento tem de particular?

Vejamos a lista dos 10

1. Não terás outros deuses
2. Não ti farás ídolo e nem imagens
3. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus
4. Recorda-te do dia de sábado, para santificá-lo
5. Honra teu pai e tua mãe
6. Não cometer adultério
7. Não matar
8. Não roubar
9. Não pronunciar falso testemunho contra o próximo
10. Não cobiçar a casa, mulher ou qualquer coisa de teu próximo

Vemos que nos 9 mandamentos anteriores as advertências são todas de atitudes físicas que não devem ser efetuadas. Mas o décimo traz algo único, algo que não se precisa necessariamente de ação externa ao próprio ser. Mas sim, algo lógico, intelectual, mental.
Sobre isso, esse mandamento proíbe algo que por certo acabaria não havendo forma de evitar. Trata-se de algo que para algumas pessoas parece inevitável. Pensamentos "correm" em nossas mentes a todo momento e não dá para ter controle predeterminado sobre eles.
Por isso, devemos analizar com calma o que realmente Deus proibiu - que foi a cobiça -, qual seu significado e consequências.
--------------------------------------------------------------
Trecho do site 
http://blogdojeffersontavares.blogspot.com/2013/02/inveja-e-cobica.html?m=1

Cobiça

Na Bíblia podemos encontrar varias palavras no texto original que nos ajudam a compreender o termo.

No hebraico

Hamad é a palavra que se remete ao desejo pela possessão alheia(Dt 5.21)

Betsa´ o desejo pelo lucro desonesto(Pv28.16)

´Avah o desejo egoísta (Pv21.26)

O verbo pode significar “desejar intensamente”, sentir prazer em, desejar apaixonadamente. Acobiça aparece também na Bíblia na forma de avareza, amor ao dinheiro, concupiscência, é o desejo irrefreado e ilícito por aquilo que pertence de modo legitimo ao nosso próximo. Entretanto isso vai além dos aspectos externos de nossas conduta e chega até as atividades ocultas da mente, do coração e da vontade, e revela os motivos e as intenções do coração.

A palavra grega traduzida por cobiça , descreve a sede de possuir mais, cada vez mais, sempre mais! Que o leva a ganância que é o anseio descontrolado de possuir sempre mais, levando o sujeito a planejar tomar posse do que não é seu.

--------------------------------------------------------------

Por outro lado o desejo de possuir o que o outro tem nem sempre será fruto de cobiça. Também pode se encaixar noutro sentimento. A admiração. Essa admiração não seria danosa ao outro por não levar o admirador a agir de forma que denigra seu próximo. Poderia esse admirador se esforçar para conseguir legítimamente o que o outro tem. Seja uma casa, uma esposa, um emprego ou seja qual for o patrimônio.

Enfim, concluímos que ficar admirado e querer possuir o que os outros têm não é o pecado advertido pelo décimo mandamento. A cobiça existe no momento que esse pensamento-sentimento influencia alguém que, por causa do desejo desenfreado pelos bens de outra pessoa, perpetua atitudes danosas (rouba, mata, calunia) para consegui-las.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Concordo veemente, pois na verdade tudo que almejamos um dia conseguir, consequentemente o nosso próximo tem, nós lutamos e defendemos ideais igualitários, pq não lutar por uma vida igual ou até melhor, não é mesmo?
    Convenhamos que com uma luta justa, o sabor da vitória será bem melhor.
    Assino em baixo do seu texto.
    Léo de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Organização dos livros da Bíblia

Teresina, Pi - dia 1

Morte de Cruz